ATRATIVOS TURISTICOS

Projeto Tarmar

O Centro Nacional de Conservação e Manejos de Tartarugas Marinhas está em Praia do Forte desde 1980. Afinal, essa é a principal região de desova de tartarugas marinhas do Brasil e uma importante área de alimentação de tartarugas jovens. O Centro de Visitantes do Projeto, montado à beira-mar, oferece uma infraestrutura completa, com lojas, tanques, aquários, bares, restaurantes e o Museu da Tartaruga, em exposição permanente. O melhor período para visitas é entre setembro e março, quando as tartarugas procuram as praias para a desova. Um espetáculo singular.

Avenida Farol Garcia D´Ávila, s/n

Tel: (71) 3676-0321 / Whatsapp: 98127-2010

E-mail: centrodevisitantes@tamar.org.br 

www.tamar.org.br/ 

Projeto Baleia Jubarte 

O Espaço Baleia Jubarte é o único centro interpretativo do Brasil, dedicado especialmente às grandes baleias Jubartes e ao seu ambiente. Nele, o visitante vai conhecer esses animais magníficos que nos visitam a cada inverno e primavera, através de uma caminhada educativa, encontrando entre os jardins um esqueleto completo de baleia-jubarte, várias réplicas em tamanho natural de baleias exibindo comportamentos distintos, placas interpretativas e um anfiteatro com computadores interativos, miniaturas das espécies de baleias brasileiras e projeção contínua de vídeos. 

ea.praidoforte@baleiajubarte.org.br

Tel : (71) 3676-1463 

www.baleiajubarte.org.br/a-baleia-jubarte 

Castelo Garcia D'Ávila

A Fundação Garcia D’Ávila é responsável pela preservação e manutenção da Casa da Torre, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, primeira edificação fortificada e única construção das américas com caraterísticas medievais, erigida em 1551, no alto da Colina de Tatuapara. 


Tel: (71) 98791-5170

agendamento@fgd.org.br


Rua Direto do Castelo, Castelo Garcia D'avila,s/n, Mata de São João - BA, 48280-000

fgd.org.br/ 

Meliponário Polén Dourado 

O Meliponário Pólen Dourado se tornou Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia, tem como objetivo central através do abelha turismo preservar e multiplicar as espécies de abelhas nativas ameaçadas de extinção, bem como a sua importância para o meio ambiente! 

Contato: 75 99901-6466 

Reserva Sapiranga 

Localizada a 6 km de Praia do Forte, a Reserva Ecológica Sapiranga é formada por 600 hectares de Mata Atlântica totalmente preservada e tornou-se uma das grandes atrações para os apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura. Sapiranga oferece um Centro de Apoio ao Visitante para orientar os turistas. Na mata, as trilhas são sinalizadas e guiadas por biólogos. Ao final das sete trilhas, uma surpresa: as corredeiras do rio Pojuca. Suas águas, de setembro a abril, formam uma hidromassagem natural.

Entrada Gratuita!

Parque Klaus Peters

O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, Parque Klaus Peters, é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. Recebeu esse nome carinhoso em homenagem ao visionário empresário paulista de descendência alemã que chegou a região encantado pelas belezas naturais e aqui encontrou condições favoráveis para integrar o desenvolvimento com a preservação da natureza.

O Parque possui uma trilha de piso Inter travado de 3,6KM toda sinalizada com placas informativas e painéis sobre a fauna e flora da restinga, oferecendo ótimas condições para caminhadas, passeios de bicicleta e contemplação da natureza.

Entrada Gratuita!


Aruá Observação de Aves

As saídas para birdwatching acontecem pela Floresta do Aruá, Sapiranga, Parque Klaus Peters e Siribinha, com guia especializado.

 Contato : 71 9997-2292

loteamento Quintas do Castelo Rua 3 lote 7, Praia do Forte, CEP 48280-000, Brasil 

aruaavesenatureza.com.br/ 

Lagoa Árua 

Um pedacinho de paraíso para quem quer curtir o sol, mergulhar, nadar, praticar esportes aquáticos, enfim, passar um dia diferente a dois, com amigos ou a família. 

Lagoa Timeantube 

A Lagoa Timeantube, na língua Yorubá quer dizer “águas negras”. O percurso é possível observar algumas espécies de pássaros, como também a vegetação aquática. logo depois tem uma parada na Ilha do Dendê, com pequena caminhada para observação da flora regional.

E se você gosta de um belo por do sol aqui é o lugar certo.